Bem-estarHamstersRoedores

Como cuidar de hamster

Pensando em adquirir um Hamster? Para aquelas famílias que querem sair do padrão tradicional gato ou cachorro, o Hamster é uma boa opção.

Os hamster são animaizinhos fofos e dóceis, e com certeza trarão alegria ao seu lar. Veja neste post os cuidados necessários para manter seu hamster saudável.

Alimentação

Alimentação para hasmters

Sabe aquele consenso de que mix de sementes é o ideal para o hamster? Não é bem assim, hamster são animais onívoros, o que os permite comer carnes, folhas e algas.

Uma alimentação baseada apenas em sementes fará com que seu roedor tenha deficiência de nutrientes, outro ponto a ser levado em consideração é que algumas sementes como girassol podem prejudicar a saúde do hamster se consumida em excesso por ser altamente gordurosas.

O ideal é recorrer a rações especificas para hamsters, uma vez que fornecerão os nutrientes necessários. Você também pode complementar a alimentação oferecendo alguns legumes cortados em pedaços pequenos.

Gaiola adequada

Gaiola adequada para hamsters

Ao escolher a gaiola do seu hamster é bom lembrar que, embora seja um animal pequeno, hamsters amam correr e brincar, se não tiverem espaço suficiente poderão ficar tristes e isso afetará a sua saúde.

A gaiola deve ter no mínimo 20 cm de largura, você também deve se atentar as grades e plataformas presentes na gaiola, as pequenas patinhas do hamster podem facilmente se prender entre os vãos. Após a escolha da gaiola ideal faça uma camada de serragem no fundo dela, seja generoso, hamsters amam fazer tuneis .

Não se esqueça de deixar um bebedouro e alimentação a disposição do animalzinho.

Limpeza da gaiola

Como limpar gaiola de hamsters

Não há segredo para fazer a limpeza da gaiola, veja como é simples:

  • Transfira o Hamster para uma caixa de plástico de tamanho razoável juntamente com alguns brinquedos.
  • Retire todos os objetos ( bebedouro, brinquedos…) da gaiola, assim como a serragem ou granulado de madeira.
  • Lave a gaiola com água e detergente neutro.
  • Espere secar completamente e coloque a serragem nova, bebedouro e os brinquedos novamente na gaiola.
  • Tudo prontinho, o hamster já pode voltar para a gaiola.

Esse processo deve ser feito no mínimo uma vez na semana, se necessário poderá repetir o processo mais vezes durante a semana.

Brinquedos

Brinquedos para hamsters

Hamsters são naturalmente agitados e necessitam gastar toda essa energia, então aposte em escada, rodas de exercício e tuneis e será sucesso garantido.

Conheça e respeite seus hábitos

Hábitos de hamsters

Hamsters são animais noturnos, o que significa que passarão a noite bem ativos, brincando e correndo pela gaiola, mas usarão o dia para dormir.

Embora sejam irresistíveis, é importante que não fique acordando seu hamster para brincar, isso poderá causar estresse no animalzinho.

Outro ponto a se lembrar é que os roedores não são brinquedos, há vários vídeos de roedores “dançando”, usando roupinhas e até sapatinhos de boneca, entre outras práticas nada saudáveis. Assim como qualquer outro pet a compra ou adoção desses animaizinhos deve ser consciente.

Veja outros artigos

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ainda sobre Bem-estar